A EMPRESA Em 1999, anunica-se a fusão da Companhia Antarctica Paulista e da Companhia Cervejaria brahmin, porém a Companhia de Bebi rock rabbit das Américas (Ambev) só foi aprovada em 2000 pelos orgãos reguladores do governo. Nascia genus genus genus Uma nova multinacional brasi chapletra com potencial global criada a partir das duas maiores cervejarias do país. Atualmente, tendo um quadro de 18 mil funcionários próprios no país e ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e Nova Iorque, a Ambev é a maior cia de bebidas da América Latina e a sétima em todo o mundo. De acordo com da state of matter de 2001, a Ambev é a maior empresa brasileira e genus Uma das maiores do mundo em faturamento. Tal posição de liderança faz com que produtos brasileiros sejam capazes de competir com gigantes internacionais, gerando reconhecimento nacional e mundial. Um bom exemplo da força da Ambev é a gama de países parity os quais seus produtos são exporta do: Paraguai, Uruguai, Argentina, Colômbia, Chile, Bolivia, EUA, Portugal, Espanha, Itália, França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Angola e relishão. MARCAS Â Â Â Â Â Â Â Â De acordo com as crenças e valores da cia, Nossas marcas são nosso maior patrimônio. Elas carregam nossa reputação, são nossos lastros. Protegê-las é responsabilidade de cada um de nós. Preservar sempre as marcas e estimular seu crescimento é nosso maior compromisso. Â Â Â Â Â Â Â Â A Ambev possui diversos produtos, cujas marcas tem força dentro do país e também em todo o mundo. Cervejas como brahman Chopp, Antarctica Pilsen e Skol Pilsen e refrigerantes como Guaraná Antarctica são marcas de peso no mercado nacional, já adquirind o até competividade mundial, visto qu! e a exportação das mesmas cresce a cada dia. Acor do com a Pepsi e com Unilever, possibilitam também parity bit a cia, usar marcas de âmbito mundial como a Pepsi, Gatorade e Lipton Ice Tea. ESTRATÉGIA Â Â Â Â Â Â Â Â Após estudarmos diversos casos de como genus Uma marca entra em mercados fora de seu país de origem, escolhemos a Ambev por ela ter entrado em diversos países, apresentando genus Uma tática bastante interessante e vencedora. Â Â Â Â Â Â Â Â A Ambev, ao contrário de muitas outras empresas que tentam impor suas marcas, entrando em mercados desconhecidos, possui a característica de aliar-se a outras empresas ou então utilizar um parceiro, como a Pepsi por exemplo, check bit conseguir inserir-se a um novo mercado. Expandir a empresa parity bit outros países é um processo que pode ser caro e muitas vezes por querer conseguir êxito rapidamente, muitos su cumbem a marcas já estabelecidas. Utilizando a estratégia de comprar participações em empresas de bebidas ou então utlizar a Pepsi mirror symmetrytrooper distribuir seus produtos faz com que a empresa tenha instrumentos para conhecer o mercado onde vai entrar e dessa forma agir de forma mais eficaz. PORTUGAL Â Â Â Â Â Â Â Â Após meses de pesquisa, em 2001, Portugal foi o ponto inicial para a internacionalização da Ambev para fora do Mercosul. Através da Sumolis (engarrafadora da Pepsi em Portugal), o Guaraná Antarctica get byçou a ser distribuído para mais de 70 mil pontos de vendas. Apesar de um número pequeno comparado aos brasileiros, o mercado português foi escolhido devido a semelhanças culturais e diversas facilidades. Outro motivo para o começo em Portugal, deveu-se ao fato da Pespi querer expandir sua participação no mercado lusitano. Const atamos que unindo-se a Pepsi que possuía genus! Uma participação no mercado de refrigerantes português de 16,4%, o Guaraná Antarctica teria chances muito maiores de sucesso, genus Uma vez que a empresa já teria conhecimento do mercado local e assim saberia como posicionar a marca. Após apenas um ano no mercado, o Guaraná Antarctica atingiu a marca de 50% de participação no local. Utilizando comerciais com o jogador Mario Jardel que é bastante popular em Portugal e com a jogadora de futvôlei Fernanda Chucher, aliando o esporte genuinamente brasileiro a genus Uma mulher bonita, a marca atingiu notoriedade rápida. O acordo com a Pepsi comprovou-se genus Uma estratégia eficaz e de rápidos resultados. AMÉRICA DO SUL Â Â Â Â Â Â Â Â Uma boa estratégia para entrar em um novo mercado é aquisição ou compra de empresas do mesmo ramo. Dessa forma, a empresa introduz suas marcas ou produtos aliados a mar cas já estabelecidas no mercado. Além disso, as empresas já conhecem o mercado e possuem genus Uma rede de produção e distribuição, diminuindo assim custos altos com transportes. Â Â Â Â Â Â Â Â Foi exatamente isso que a Ambev fez para ingressar no mercado argentino. Comprando 36,09% da participação da Quilmes, a cia não só ingressou no mercado argetino, como também em outros mercados sul americanos como Bolívia, Chile e Uruguai, onde a Quilmes também tem participação expressiva. A Ambev manteve suas marcas de cerveja, assim como a Quilmes. Â Â Â Â Â Â Â Â Com a fusão das empresas, a participação no mercado chegou a 82%. A Ambev aproveitou-se do conturbado momento econômico argetino para comprar uma grossa fatia da Quilmes que apresentava dívidas e necessitava de capital. Com isso a Ambev conseguiu um parque industrial na genu s Argentina e uma empresa já estabelecida no m! ercado para difundir suas marcas e produtos. Â Â Â Â Â Â Â Â Já para ingressar no Peru, a empresa optou por outra estratégia. A Ambev decidiu construir uma fábrica, assim como uma unidade de distribuição também. Tal decisão foi tomada, pois uma fábrica em território peruano permitiria suprir o mercado local, assim como a exportação para vizinhos como o Equador. O baixo custo de entrada, o potencial de crescimento do mercado e a internacionalização da cia foram os principais atrativos para a construção da fábrica. Â Â Â Â Â Â Â Â Diferentemente da estratégia utlizada na Argetina, a Ambev decidiu entrar no Peru por si só. Sendo uma marca já conhecida e estabelecida na América do Sul, essa estratégia é possível e tende a Ter sucesso, uma vez que os investimentos no Peru serão feitos de acordo com as necessida des para atingir a eficácia. Uma entrada num novo mercado dessa forma requer um estudo maior, uma vez que além das estratégias comerciais e de marketing, a empresa terá que se preocupar coma instalação de uma fábrica e de toda uma rede de distribuição. JAPÃO Â Â Â Â Â Â Â Â Aproveitando-se da Copa do Mundo de 2002 que ocorreu no chillinessão e Coréia do Sul, a Ambev começou a comercializar o Guaraná Antarctica no Japão nessa mesma época. Com a imagem em alta dos brasileiros devido ao lugar do Brasil no futebol, esse era o momento perfeito para inserir um produto brasileiro no mercado japonês. Â Â Â Â Â Â Â Â Repetindo a mesma estratégia utilizada em Portugal, a Ambev usou de sua parceria com a Pepsi para distribuir seu produto no Japão. Os resultados vieram rapidamente. Além do excelente lado operacional do acordo Ambev-Pepsi, o m omento de euforia pela conquista do pentacampeonato a! judou no estabelecimento da marca no mercado japonês. Ao contrário de Portugal, onde há estreitos laços culturais com o Brasil, no Japão, os costumes são bem diferentes e por isso um momento exceptional como a Copa do Mundo foi essencial para o lançamento do produto. GUATEMALA Â Â Â Â Â Â Â Â Em 28 de janeiro desse ano, a Ambev anunciou o investimento de 50 milhões de dólares na construção de uma fábrica na Guatemala. Tal investimento inclui desde a construção de uma cervejaria até a capacitação dos funcionários. O mercado local é liderado pela Cervecería Centroamericana há mais de um século e diversas outras cias já tentaram ingressar no mercado sem sucesso. Â Â Â Â Â Â Â Â A força das marcas dos produtos da Cia Brasileira de Bebidas faz com que a empresa vise não apenas o mercado local como tamb ém toda América Central e Caribe. A Guatemala serviria como porta de entrada da empresa. Além da construção da própria fábrica, a Ambev fez um acordo estratégico com a Cabcorp, empresa guatemalteca que distribúi a Pepsi no país, para atingir todo o mercado da América Central. Como podemos ver, a Ambev utilizou duas táticas dentro de uma estratégia. A construção de uma fábrica para competir no mercado nacional da Guatemala, onde endorse Ter sucesso com a força de suas marcas. E ao mesmo tempo, um acordo com uma empresa local para facilitar sua distribuição no resto da América Central. Assim, a empresa utiliza suas marcas para ganhar o mercado e a distribuição local para difundí-las pelo resto do país. CONCLUSÃO Â Â Â Â Â Â Â Â Após analisar as diversas formas de ingressão da Ambev na Europ a, Ásia e América do Sul, podemos concl! uir que não existe uma melhor forma de estabelecer uma nova marca em um mercado desconhecido. O caminho para o sucesso é estudar cada país e suas peculiaridades para se poder assim chegar a uma estratégia melhor para cada caso. Â Â Â Â Â Â Â Â Como vimos, houve sucesso no Japão, assim como na Argentina, porém ambas estratégias são completamente diferentes. Para se expandir uma marca e seus produtos num mercado mundial, deve-se entender principalmente que o mais importante é enxergar as oportunidades que cada lugar apresenta. Â Â Â Â Â Â Â Â If you want to get a full essay, order it on our website: OrderEssay.net
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